Astrônomos encontram novo tipo de supernova formada por buraco negro comendo uma estrela de dentro

 Cientistas descobriram o que parece ser um raro evento cósmico onde um buraco negro consumiu uma estrela de dentro para fora, resultando em uma supernova maciça.


De acordo com o estudo publicado na 
Science,os astrônomos acreditam que o buraco negro foi engolido pela primeira vez pela estrela gigantesca, no entanto, logo depois que começou a romper e colapsar o núcleo da estrela, comendo-o do avesso e resultando no início de sua morte em uma bela supernova.

O evento cósmico foi detectado pela primeira vez por pesquisadores há quatro anos, em 2017, quando o telescópio Very Large (VLA) no Novo México captou uma explosão bastante avassaladora de energia de rádio proveniente da supernova.

O pesquisador e astrônomo do Instituto de Tecnologia da Califórnia, Dillion Dong, decidiu analisar mais essa anomalia com sua equipe e eventualmente descobriu que o buraco negro e a estrela eram essencialmente estrelas binárias - basicamente duas estrelas que orbitam uma à outra.

No entanto, uma estrela eventualmente entrou em colapso em um buraco negro, mas ainda assim, duas permaneceram em órbita, até que o buraco negro entrou na atmosfera da estrela cerca de 300 anos atrás e começou a consumi-lo. 


Para um leigo, essa ocorrência pode não parecer tão estranha, mas este evento cósmico pode realmente ser evidência de uma longa ocorrência cósmica teorizada apelidada de "supernova desencadeada por fusão" - um fenômeno quando uma estrela se torna supernova depois de se fundir com uma estrela de nêutrons ou buraco negro.

Dong disse em uma declaração ao SciTechDaily: "Tínhamos ideias do que poderíamos encontrar na pesquisa da VLA, mas estávamos abertos à possibilidade de encontrar coisas que não esperávamos. Criamos as condições para descobrir algo interessante, realizando buscas frouxamente restritas e de mente aberta de grandes conjuntos de dados e, em seguida, levando em conta todas as pistas contextuais que poderíamos reunir sobre os objetos que encontramos. Durante esse processo, você se encontra puxado em direções diferentes por diferentes explicações, e você simplesmente deixa a natureza dizer o que está lá fora."

O fato de que o universo ainda é em grande parte um mistério que estamos desvendando, graças a este novo tipo de supernova formada por um buraco negro comendo uma estrela, é motivo de excitação científica. O que acha dessa nova supernova? Conte-nos nos comentários abaixo, e continue acompanhando Indiatimes.com para as últimas notícias e insights de ciência, espaço e tecnologia.

fonte: www.indiatimes.com



Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال