No Legendário de Tolkien, temos a maior nação humana que já existiu, o Reino de Númenor na ilha de Elenna, porém, esse grande Reino teve um fim rápido e trágico, e esse final foi se desenvolvendo lentamente, assim como o antigo Império Romano.
A cidade de Roma, de acordo com a Eneida de Virgílio, surgiu dos gêmeos Rômulo e Remo que, segundo a lenda, foram amamentados por uma loba. Em meio a uma discussão, Rômulo matou Remo e durante sua tristeza fundou a cidade de Roma.
No Legendário de Tolkien, temos os gêmeos Elros e Elrond, Elros se tornou o Primerio Rei de Númenor, Tar-Minyatur, e Elrond um grande líder e senhor entre os Elfos. Com o passar dos séculos, Númenor foi ficando cada vez mais orgulhosa e em meio ao seu senso de superioridade o mal se infiltrou, e ali foi estabelecido. Os Númenorianos começaram a exigir tributos de povos menores e a criar dúvidas sobre os Valar.
Com a chegada de Sauron, os Númenorianos começaram a sacrificar os que ainda eram fiéis aos Valar para o culto a Morgoth, e até tentaram invadir as Terras-Imortais. Os Romanos escravizaram e roubaram os povos menores alegando seu direito de conquista, por meio de sua "Moral Superior", ambas foram nações mais desenvolvidas, mais poderosas tecnologicamente e militarmente.
Tanto Roma quanto Númenor tinham uma arquitetura quase incomparável, sem falar de suas forças militares que foram as mais poderosas de suas épocas. Roma dominou o mundo antigo; Númenor tinha um exército implacável e seus descendentes dominaram quase toda a Terra-Média.
~~Estagiário~~ Texto
~~Letícia a Hobbit~ Edição e Revisão