Paris, 19 de outubro de 2025 – Um audacioso assalto ao Museu do Louvre, ocorrido na manhã deste domingo, 19, por volta das 9h30 (horário local), deixou a França em estado de choque e levou à suspensão imediata das visitações ao museu. Segundo o jornal Veja, criminosos realizaram uma ação relâmpago, que durou apenas sete minutos, roubando joias de “valor inestimável” da monarquia francesa, conforme informou o Ministério do Interior da França.
O grupo, composto por três ou quatro assaltantes, invadiu a Galeria Apolo, do século XVII, e levou peças históricas da coleção de Napoleão Bonaparte e das imperatrizes Marie-Louise e Eugénie. Entre os itens roubados, estão pelo menos um colar, um broche e uma tiara, conforme relatado pelas autoridades.
Em comunicado oficial, o Museu do Louvre anunciou que permanecerá fechado neste domingo “por razões excepcionais”. Todo o entorno do museu foi isolado, e peritos estão trabalhando no interior do edifício para investigar o crime. Uma das joias roubadas, segundo informações iniciais, foi recuperada nas proximidades do museu, mas detalhes adicionais não foram divulgados.
A ousadia do assalto, comparada a cenas de filmes de ação, gerou grande comoção entre os franceses e visitantes, que lotavam o local no momento do incidente. As autoridades francesas seguem investigando o caso, e o Louvre ainda não informou quando as visitações serão retomadas.
Escrito por: Ludmilla de Lima
Foto: Dimitar DILKOFF/AFP