ATENAS

ATENAS
Atenas (nome proveniente da deusa grega Atenas) é uma cidade localizada no território grego, no sul das terras, tendo sido uma das maiores cidades desenvolvidas na Grécia antiga. Seu solo não era tão fértil ao ponto de se ter facilidade no cultivo de alimentos como o trigo, entretanto logo fora encontrado um modo de sobrevivência e economia, por ser localizada entre colinas, houve então a criação de uma longa cadeia de produção de oliveiras e uvas, culminando no desenvolvimento e comércio de vinhos e azeites.

Explanando um pouco mais sua origem, Atenas era inicialmente parte da famosa Civilização Micênica, que teve seu apogeu por volta de 1600 a.C. e perdurou até os anos de 1050 a.C., durante esse período a cidade de Atenas fora a mais importante para civilização micênica, pois se destacavam pelo domínio do porto de Pireu, um dos maiores do mediterrâneo, possibilitando uma intensa vida marítima e expansão da cidade ateniense por volta de VIII a.C.

Durante o período que conhecemos como Período homérico (1150 a.C. a 800 a.C.) Atenas dominou política e economicamente a Ática, e os atenienses viviam sob domínio de regimes aristocráticos, onde a maioria das terras eram concentradas nas mãos de uma pequena parcela da população, os chamados eupátridas. Em contraponto, a população camponesa encontrava enormes dificuldades de sobrevivência, e a desigualdade social era algo extremo na região, fazendo com que muitas vezes pessoas endividadas, se escravizassem para ter suas dívidas perdoadas, sendo esse um ato muito comum na antiguidade, salientando, não podemos confundir esse sistema de escravidão com o sistema operado na áfrica milênios depois, pois um era baseado no perdão de dívidas e outro no completo controle, uso e descarte do ser humano, caracterizado pela diáspora africana feita pelos europeus.

O crescimento de Atenas deve-se claro, a sua localização perante o mar, que era extremamente vantajosa e mantinha um alto padrão comercial para época, isso fez com que com o passar dos anos transformações ocorressem, e muitos camponeses e comerciantes (que faziam parte do baixo escalão da sociedade) passassem a exercer também funções vitais para o crescimento da cidade, levando é claro, a terem uma parcela de relevância para a aristocracia. Este fato trouxe o desenvolvimento da democracia ateniense, onde além dos eupátridas, comerciantes, marinheiros e artesãos também exerciam poder na vida pública. Este sistema trouxe uma revolução social maior para os atenienses, pois políticas públicas passaram a existir, diminuindo a desigualdade e trazendo mais estabilidade ao povo comum, e aqueles que eram considerados indivíduos perigosos ou contra democracia eram exilados.

Durante o século V a.C., Atenas passou por momentos de perturbação, devido às invasões persas, que originaram as guerras médicas, e por mais que tenha sido um conflito violento, Atenas saiu vitoriosa e não deixou se abalar, gozando de prestígio dentre os gregos por vencerem a ameaça externa, passando a ser considerada a maior cidade grega. Esse pico de crescimento e desenvolvimento acabou por incomodar outra grande cidade grega, Esparta, que acabou por se sentir ameaçada devido à grandeza e influência que Atenas estava tomando, e o fato da Grécia ser formada por cidades-estado, fazia com que o sentimento de que se uma cidade tivesse em mãos muito poder, teria também a possibilidade de tentar invadir e conquistar cidades mais fracas.

Tal sentimento fez com que em 431 a.C. a cidade de Esparta entrasse em guerra com Atenas, originando um dos maiores conflitos antigos, a guerra do Peloponeso, que acabou com a vitória de Esparta em 404 a.C., e elevação da mesma como maior cidade grega. Essa guerra trouxe fortes consequências para a Grécia, pois Esparta tinha um modo de governo mais violento, e chegou a conquistar algumas cidades-estado pelo mediterrâneo, entretanto, Atenas continuou sendo de grande influência, e embora tenha saído fragilizada da guerra, seguiu com seu planejamento econômico e social, mantendo sua importância para região, e sendo até mesmo em milênios mais tarde, considerada o berço da democracia, e hoje é a capital da Grécia, mantendo o posto de cidade mais influente da região até os dias atuais.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Top Post Ad

نموذج الاتصال